Como responder à questão ‘Qual a sua expectativa salarial?’

 

Esta é uma das perguntas traiçoeiras que nos podem fazer numa entrevista de emprego… Além de causar certo desconforto, um deslize na resposta pode por em causa toda a entrevista, que até parecia estar a correr bem… Se disser um número muito baixo, pode ficar a perder financeiramente; se disser um número muito alto, pode perder a oferta de emprego.

Em vez de atirar um número para o ar e passar à questão seguinte rapidamente, resista à urgência e utilize uma estratégia de resposta. A melhor forma de ajustar a sua resposta é fazer com que a outra parte “mostre o jogo” primeiro.

 

Para mais recursos sobre procura de emprego, participe na Semana da Transição Profissional, evento online e gratuito, a acontecer de 1 a 5 de julho (clique no botão para +info e inscrição):

Faça uma pesquisa e defina o seu valor

Antes da entrevista, deve mesmo definir uma expectativa salarial. Se a vai transmitir ao entrevistador, ou a forma como a vai transmitir, é outra questão.
Deve fazer uma pesquisa para saber o salário médio que se oferece para a função a que se propõe, na zona geográfica em causa e tendo em conta a sua experiência.
Depois, treine algumas respostas possíveis…

 

Sugestões

“Com base na minha pesquisa, para esta função, nesta zona geográfica e para a experiência pretendida, oferecem remuneração entre X e Y. Está dentro do orçamento que definiram para a função?…”

“Baseado nos requisitos que falámos e na minha experiência e competências, esperaria um salário entre X e Y.”

“Como estou a mudar de área/carreira, não tenho a expectativa de ficar com a mesma remuneração, mas tenho a expectativa de algo entre X e Y. Estou preparado para alguma flexibilidade.”

“Percebo que precise aferir se as minhas expectativas estão dentro do orçamento que definiram para a função. Só para garantir que estamos alinhados, pode dizer-me qual o intervalo de valores que têm definido?”

“Eu era muito bem pago na minha empresa anterior. O valor estava perfeitamente alinhado com as condições do mercado e com os meus bons resultados. Estou muito interessado nesta oportunidade e, a seu tempo, se achar que sou o candidato certo, certamente chegaremos a um acordo sobre o salário.”

Seja perspicaz e esgrima as suas respostas conforme a conversa fluir.

Independentemente do conteúdo da sua resposta, fale de forma confiante e assertiva. Não há problema algum em ser claro sobre as suas expectativas salariais. Muito pelo contrário.

 

Para mais recursos sobre procura de emprego, participe na Semana da Transição Profissional, evento online e gratuito, a acontecer de 1 a 5 de julho (clique no botão para +info e inscrição):


 
Fotografia: Dimi15